Na primeira quinzena deste mês de agosto a empresa responsável pela obra de construção da Casa de Apoio Indígena no município de Normandia concluiu 100% dos serviços. Para a construção da Casa, que tem 380 metros quadrados, o Governo de Roraima investiu R$750.000,00 de recursos próprios.
A Casa de Apoio tem 10 dormitórios, cada um com área quadrada de 3m x 3,5 m. Além dos quartos, o local possui ampla varanda com capacidade para dezenas de redes, escritório e bateria de banheiros masculino, feminino e PNE. O da Casa de Apoio Indígena é levar qualidade e cuidado aos povos originários de Normandia.
Durante a construção foram realizados serviços de construção do muro ao redor da Casa de Apoio, elevação da alvenaria, instalação de telhado e forro, instalação de revestimento cerâmico do piso, das paredes e da área da varanda, instalação da caixa d´água, fosse e semidouro. Alérm disso foi realizada a instalação da rede hidráulica e elétrica, instalação das peças cerâmicas dos banheiros e pintura.
Normandia possui mais de 100 comunidades indígenas, dezenas delas em áreas de difícil acesso. O local será usado por indígenas de comunidades distantes que pernoitam na sede de Normandia e seguem viagem para Capital ou outros destinos. Será um ponto de base de qualidade e seguro para os indígenas.
Essa é a primeira Casa de Apoio Indígena construída no interior do Estado e faz parte da política de proteção, valorização e da rede de apoio e cuidado aos povos indígenas em situação de vulnerabilidade.