INFRAESTRUTURA Governo de Roraima entrega asfaltamento de 28 km na Vila São Silvestre e reforça compromisso com o desenvolvimento do interior

O Governo de Roraima inaugurou neste sábado, 11, o asfaltamento de 28 quilômetros da RR-452, estrada que dá acesso à Vila São Silvestre, no município de Alto Alegre. A obra representa um marco para a mobilidade e o escoamento da produção rural da região, beneficiando diretamente centenas de famílias.

O investimento total foi de R$ 29,2 milhões, com recursos provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado federal Ottaci Nascimento e contrapartida do Governo de Roraima.

Os serviços executados incluem drenagem e obras de arte corrente (bueiros), pavimentação asfáltica, construção de meios-fios e sarjetas, além da instalação de sinalização horizontal e vertical.

O governador Antonio Denarium afirmou que com a entrega da estrada da Vila São Silvestre, o Governo de Roraima reforça o compromisso com a recuperação e ampliação da malha viária em todo o Estado, com destaque também para a construção e substituição de pontes.

“Entregamos uma estrada nova e segura, além de uma ponte de concreto de primeira qualidade sobre o Igarapé Água Boa, como parte do maior programa de construção de pontes da história de Roraima. Nessa iniciativa, estamos substituindo pontes de madeira por pontes de concreto, dando uma nova perspectiva a nossa malha viária”, declarou.

O vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, ressaltou que, até o momento, o Governo de Roraima já recuperou cerca de 4 mil quilômetros de vicinais, com investimentos superiores a R$ 189,5 milhões, e reconstruiu mais de 750 pontes de madeira. Ele reforça que a pavimentação traz melhorias diretas para o transporte, a qualidade de vida e a economia local.

“A rodovia, com extensão de 28 quilômetros, recebeu um investimento total de quase 30 milhões de reais. A via, totalmente asfaltada e sinalizada, é entregue à população com obras de arte e uma ponte, substituindo a estrutura de madeira por uma de concreto, demonstrando um projeto modernizado”, explicou.

Estrada garante segurança na mobilidade

A nova infraestrutura da via traz uma mudança esperada por anos pelos moradores, que celebraram a conclusão da obra. Com o asfalto, o acesso à região será mais rápido, garantindo o direito de ir e vir da população e melhorando o acesso a serviços essenciais.

Morador há cinco anos da Vila São Silvestre, o comerciante Francinaldo Silva reiterou a gratidão pela nova estrada, que melhorou o tráfego para os moradores. Ele declarou que agora pode ir diariamente para a capital, Boa Vista, sem precisar passar por lama, como era a antiga realidade vivida por quem mora por lá.

“É muito gratificante ter um asfalto passando na porta de casa, como a gente tinha ouvido falar há tempos atrás. Muitas pessoas disseram que nunca ia passar o asfalto, mas graças a Deus, o asfalto está concluído até aqui na Vila do Silvestre”, complementou o comerciante.

A agricultura familiar e a agropecuária serão as mais beneficiadas com a nova infraestrutura, conforme destacado pelo presidente da Aprosoja Roraima (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Roraima), Murilo Ferrari. Ele destacou que as dificuldades antes existentes, como atoleiros e detritos, foram superadas, facilitando o escoamento da produção de itens como soja e milho, que estão em alta no polo São Silvestre.

“Com a pavimentação asfáltica, a situação mudou significativamente. Agora, podemos escoar nossa produção com tranquilidade, o que impulsiona o crescimento. Agradecemos o apoio do Governo, pois o asfalto nos proporcionou segurança no transporte de cargas e facilitou o acesso da população a serviços essenciais em Boa Vista, como mercados e assistência médica. Além disso, a infraestrutura beneficiou os produtores com a redução dos custos de frete, gerando economia e outras vantagens”, frisou.

Rede do Bem

Durante a cerimônia, também foram entregues 800 redes e mosquiteiros pelo programa Rede do Bem, coordenado pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social). A ação faz parte da política estadual de proteção social e contemplou famílias em situação de vulnerabilidade da Vila São Silvestre.

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Júlia Rocha
FOTOGRAFIA: Neto Figueredo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo